Gestacao – Gestação Semana a Semana

Gestação Semana a Semana

Acompanhe sua gestação semana a semana, a primeira semana de gravidez é um momentos muito especial e único na vida da mulher. É momento de expectativa e aflição

Acompanhe sua gestação semana a semana, A primeira semana de gravidez é um momentos muito especial e único na vida da mulher. É momento de expectativa e aflição. Com o passar dos dias transformam-se em semanas; o seu corpo começa a se transformar e gestante percebe que uma vida se forma dentro dele. O momento da concepção é um momento mágico e cheio de alegria. É a partir daí que você pode começar a contar as semanas de sua gravidez.

Gestação semana a semana – 1ª a 4ª semana

Durante a gestação a gestante precisa manter hábitos saudáveis; é necessário planejar uma boa alimentação com reposição de vitaminas, aminoácidos e complementos necessários para o corpo da gestante e o crescimento do feto. Ela deve evitar o álcool, drogas e produtos provenientes do tabaco. Essas substâncias podem causar problemas acarretando disfunções sérias e irremediáveis como síndrome fetal, problemas respiratórios, distúrbios cognitivos no bebê e problemas na hora do nascimento. Converse com o seu médico e o mantenha informado sobre quaisquer soluções medicamentosas que você esteja tomando.

Na segunda semana é que começa a fase de nutrição do bebê em desenvolvimento no corpo da mulher. O organismo da mãe secreta o hormônio folículo estimulando o ovário e seu amadurecimento. Ao término desta semana, a mulher encontrara-se na metade do ciclo menstrual. A partir desta segunda semana, procure manter-se afastada de eventos ou situações estressantes. É no fim da terceira semana que o óvulo fertilizado se fixa ao revestimento do útero e o óvulo se transforma em embrião em fase avançada de desenvolvimento.

Nesta quarta semana, as células do embrião crescem no sentido do seu comprimento, assume os contornos definidos e mais alongados. O seu tamanho se assemelha ao de um feijão.

Gestação semana a semana – 5ª a 8ª semana

Na quinta semana de gravidez, o embrião já mede 2 mm. É nesta fase que o esqueleto começa a formar-se, bem como o coração. O sistema nervoso central e os músculos começam também a ganhar forma. Na sexta semana o coração do embrião começa a bater e o cérebro cresce. Ele já atinge os 4 mm.

Nesta fase a gestante não deve fazer muito esforço e é bom ter uma alimentação equilibrada. Na sétima semana, o embrião já pode chegar aos 13 mm e a pesar 0,8 g.

Na oitava semana (2 meses), os dentes e os músculos faciais começam a formar-se, pernas e braços começam a alongar-se. O útero da mãe cresce, mas ainda não é visível.
Gestação semana a semana – 9ª a 12ª semana

Gestação semana a semana – 9ª a 12ª semana

Entre a 9ª e a 12ª semana o bebé já tem os pulmões formados, porém não prontos para respirar. O órgão sexual externo também já está desenvolvido e, muitas vezes já se pode descobrir o sexo do bebê. As unhas e o cabelo começam a crescer. No final do 3º mês o bebê pode chegar aos 12 cm. Unhas e cabelos começam a se formar.

Gestação semana a semana – 13ª a 20ª semanas

O útero da mãe está posicionado cerca de 10 cm abaixo do umbigo, porém ele começará a ser sentido cada vez mais acima. A face do bebê está toda formada e ele já chupa os dedos, dorme e acorda como um recém-nascido e soluça. No final na 20ª semana o útero está na altura do umbigo, e aumentará cerca de 1cm por semana. Com esta nova posição uterina é normal a mamãe sentir que o umbigo está mais sensível.

Gestação semana a semana – 21ª a 30ª semanas

A partir da 21ª semana é comum o umbigo estar na mesma altura da barriga, ficando mais saliente à medida que o bebê cresce. Os pulmões do bebê começam a produzir o surfactante pulmonar, um líquido que atua nos alvéolos e que permite a respiração. A visão está aguçada, ele já identifica bem a claridade e feixes de luz que passam pela barriga, e seu cérebro mostra intensa atividade quando sua visão é estimulada pelas luzes.

A partir de agora a gestante ganha 500g por semana até o dia do parto e o bebê está nadando em 500 a 700ml de líquido amniótico, e a tendência é que o volume vá diminuindo até o nascimento.

Gestação semana a semana – 31ª a 40ª semanas

Os olhos do bebê já abrem e fecham com facilidade, ele até já pode piscar. Quando alguma luz forte chega até o útero a sua pupila se contrai tentando se adaptar à luz. Nessa fase o corpo já começa dar sinais na preparação do parto. Os seios estão mais pesados e os mamilos estão crescendo. O sistema nervoso do bebê está amadurecendo e o aparelho digestivo já está quase completo e os pulmões estão maduros. Mas a data do parto poderá se estender até 15 após a 40ª semana.

É importante que a mãe descanse bastante para ter energia na hora do parto.

Compartilhe com suas amigas nas Redes Sociais
(Visited 76 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>