Bebê a criança que está nos primeiros anos de vida

O que é um Bebê

É chamado de bebê a criança que está nos primeiros anos de vida

Neste estágio, o bebê é totalmente dependente de terceiros (geralmente, dos pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou higiene

É chamado de bebê a criança que esta nos primeiros anos de vida. Neste estágio, o bebê é totalmente dependente de terceiros (geralmente, dos pais) para quaisquer coisas como locomoção, alimentação ou higiene.

Neste período, o bebê aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar. Nessa fase recomenda-se o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida; isso porque o leite materno tem uma composição mais adequada e exige cuidados mais simples em relação a outros tipos de leite.

Primeiro ano de Vida do bebê

Primeiro ano de Vida do bebê

Ao longo do primeiro ano de vida o sistema digestivo do bebê sofre muitas alterações, já que aprende a digerir, a absorver e a excretar. Sendo esses processos necessários para um desenvolvimento e crescimento saudável.

O bebê se comunica através do choro, que é a maneira deles de expressarem, é durante esses primeiros meses que eles se comunicam e de adaptam ao novo ambiente. Quando o bebê chora durantes longos períodos, eles podem estar com cólicas.

As causas das cólicas são de origem multifuncional, principalmente de origem gastrointestinal, psicológica ou alérgica. Cerca de 40% das crianças sofrem de cólicas, tanto os alimentados com leite materno como os com leites infantis.

Nessa situação é importante acalmar o bebê, fazer-lhes uma massagem pode aliviar as dores. O pediatra pode recomendar-lhe uma fórmula especial para estas situações. Se ele estiver a tomar leite materno, continue com o mesmo.

Dormir bem faz muito bem ao bebê, não só para ele como para toda a família.

Bebê dos 18 meses aos 3 anos

Bebê dos 18 meses aos 3 anos

A criança neste estágio cresce menos do que durante os primeiros 18 meses de vida. O principal aspecto desta faixa etária é o desenvolvimento gradual da fala e da linguagem.

Bebê dos 3 aos 4 anos

Crianças desta faixa etária começam a desenvolver os aspectos básicos de responsabilidade e de independência, preparando a criança para o próximo estágio da infância e os anos iniciais de escola.

Bebê dos 5 aos 9 anos

É marcado pelo desenvolvimento psicológico da criança. Esta continua a se desenvolver fisicamente, lenta e gradualmente, mas acima de tudo elas se desenvolvem e amadurecem socialmente, emocionalmente e mentalmente.

Bebê dos 10 aos 12 anos

É a chamada pré-adolescência. Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres). A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico.

 

Image by © Ned Frisk Photography/Corbis
Image by © Ann Thomas/Corbis

Compartilhe com suas amigas nas Redes Sociais
(Visited 49 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>